segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Trabalho de uma Mãe


Ontem em conversa com uma pessoa , entre outras coisas, ela me disse "pérolas" como:


_ "Antigamente se batia nos filhos.E funcionava muito bem"

_ "Uma palmadinha pra educar é normal e não mata ninguém..."

_ "Tem hora que só falar, não adianta, tem que dar umas palmadas".


E por aí vai, essas frases feitas , que o senso -comum, bitolado, adotou como perfeitas.


Leia o que eu penso:


A criança é um ser humano, como um adulto, só porque é pequena, ela merece menos respeito do que você?

Tem gente que pensa que bater, ou não nos filhos é uma questão de ponto de vista.

Eu não acho isso.

Tem atitudes que estão certas e outras erradas.

É bater em crianças é ERRADO.


Pra quem acha que funciona, eu respondo: que carinho, diálogo, afeto, dedicação e criatividade materna funcionam melhor e não tem os efeitos colaterais da palmada.

Há quem diga também que bater, é usado em "último caso", quando não há mais nenhuma outra opção, que não é bom, mas se tem que bater, fazer o quê.....

Ora, entre aquilo que é bom é o que é O MELHOR, em se tratando dos meus filhos eu fico com o melhor.E o melhor é não bater.E não aceito menos que isso.

E o mesmo eu desejo para TODAS as crianças do mundo.

Antigamente se usava? E daí, tem tanta coisa que se usava e funcionava, porque na época não se conhecia outro método, mas que hoje já se descobriu que há uma forma muito mais eficaz de fazer...


Veja bem: Se você fosse um chefe, e algum subordinado seu, infringisse uma regra da empresa, lhe desrespeitasse,tivesse um comportamento inadequado ou fizesse qualquer coisa que merecesse punição, você o daria uma surra?

Certamente que não.

Nem mesmo uma palmada.

Com certeza, você o despediria.

Mas uma mãe ou pai, não pode despedir um filho, não é mesmo?

E também não podem se demitir do cargo de serem pais.

Por isso esgotados todos os argumentos , uma mãe sempre tem que ter mais alguma carta na manga, um jogo de cintura especial, um olhar e um espírito de presença, que só quem ama de verdade sabe e pode ter.

Use o tamanho de sua experiência e de sua capacidade de raciocínio, para lidar com seu filho em situações difíceis.

Não o tamanho de sua força física.

Confie na inteligência e na capacidade de aprender do seu filho e na sua habilidade de educar.

O grande segredo está em falar com a criança, ao nível dela, de acordo com sua idade.

Descer ao nível da criança, não é se humilhar, é ser como o caniço que se dobra mas não verga perante a força da mais forte tempestade.E por isso resiste a tudo.

Uma mãe precisa muita criatividade.

Se a cria teimar 500 vezes, você tem que corrigir 501.

O trabalho de uma mãe é incansável e nunca cessa.

Por isso não há dinheiro no mundo que possa pagá-lo.







domingo, 26 de outubro de 2008

CANTIGAS DE NINAR????????????????????????


Afinal, elas são músicas para relaxar ou para assustar as crianças?
Boi da cara preta, Cuca, Bicho papão. Esses são alguns dos personagens presentes nas mais conhecidas cantigas de ninar brasileiras. Contudo, se pararmos para pensar, certamente uma dúvida vai surgir: Será que dá para dormir pensando com esses seres assustadores?
Se você nunca cantou nenhuma das músicas que vamos escrever a seguir para seu filho, saiba que você é exceção à regra. Embora haja milhares de canções de ninar, essas são sempre as mais lembradas pelos pais, que, muitas vezes, não se dão conta do que estão dizendo. Quer ver? Vamos começar analisando a letra da música Boi da cara preta:

Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega essa criança
que tem medo de careta
Não, não, não
Não pega ele não
Ele é bonitinho, ele chora, coitadinho.


Dormir sob a ameaça de que um boi de cara preta pode, a qualquer momento, pegar você, não parece ser o prenúncio de uma tranqüila noite de sono. Ainda mais se a criança imaginar esse animal como um touro enorme e bravo, que solta fumaça pelas ventas e que risca o chão com uma pata gigante, levantando poeira lembre-se: a imaginação das crianças voa! E essa enorme criatura realmente conseguir pegá-lo, o que acontecerá? Poderá ser carregado para longe, sozinho e desamparado? Ser pisoteado? Chorar muito?
Na verdade, essa cantiga soa mais como uma ameaça do que uma canção de ninar. Mesmo assim, ela costuma fazer bastante sucesso entre os pais, que a cantarolam para fazer seus pequenos dormir.
Outra figura sempre presente no imaginário infantil-tanto que virou personagem do "Sítio do pica pau amarelo", obra de Monteiro Lobato - é a Cuca. Sinônimo de bixo papão, segundo o dicionário Aurélio, ao mesmo tempo em que atemoriza as crianças maiores nas páginas dos livros e na televisão, serve de embalo para o sono das menores. Confira a letra da música Nana, neném.
Nana, neném

Nana, neném
Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar.


Traduzindo:a criança está sozinha.
O pai e a mãe estão fora trabalhando.
Aparentemente algo normal,mas existe uma ameaça na música:ou a criança dorme,ou a cuca virá pegá-la.Isto mostra ao pequeno que as perspectivas não são boas para ele. Ou seja,diante de nenhuma outra possibilidade,o melhor a fazer é dormir- e rápido.
Hà quem justifique o teor dessas canções lembrando um pouco a história da cultura brasileira. Elas teriam sido inventadas pela mucamas, escravas que trabalhavam dentro da casa dos senhores da época, seus "donos", cuidando dos filhos deles. A relação que havia era de opressão , e não de amor. Assim, de alguma forma, as letras dessas cantigas demonstram um cenário de época.
Outro personagem que não poderia deixar de ser citado é o Bicho - Papão. De todas as figuras que vivem no imaginário infantil , talvez ele seja o mais terrível. Pelo menos é, com certeza, a mais lembrada.
Bicho - Papão
Bicho - Papão sai de cima do telhado
Deixa esse menino dormir sossegado


Dormir sossegado sabendo que o bicho - papão está em cima do telhado não deve ser tarefa das mais fáceis. Mas é exatamente isso que você está propondo à criança ao cantar assim.
Segundo especialistas, as crianças adormecidas ao som destas músicas, geralmente são muito pequenas para entender o sentido real das palavras. As letras, portanto, acabam não tendo muito valor. Entretanto, diante destas constatações, vale uma observação: por que não escolher letras mais carinhosas e, assim mais apropriadas à situação? Oque existe é um descompasso entre o conteúdo das cantigas de ninar e a função que elas desempenham, que é fazer a criança dormir e proporcionar a ela um sono tranqüilo.

O Pequeno Príncipe


Pelo menos uma vez por semana Rafael, traz a caixinha de madeira, cheia de livros infantis, para fazermos nossa sessão de leitura.

As vezes, sou eu quem lê para eles as histórias, outras vezes, é ele quem me conta,as histórias que vai "lendo", interpretando as ilustrações dos livros.Tem apenas 3 anos.

Com toda calma ele pega um livro e começa a "ler."

"Era uma vez um sapinho que estava chorando".Diz ele, concentrado.

Coincidentemente, eu noto que o texto narra a história de uma rãzinha triste que foi tentar a vida na cidade.

Então eu pergunto a ele, como sabe que o sapo estava chorando.

Certa que ele iria responder que era por causa da expressão triste da ilustração da rã.

Mas, para minha surpresa, ele responde:

É porque ele está sozinho, mãe. Ele ta triste, porque ta sozinho.


Neste instante, me lembro do trecho da belíssima história de Saint - Exupery, O Pequeno Príncipe: O essencial é invisível aos olhos.

Meu pequeno príncipe, do alto dos seus 3 anos(e meio), leu a cena com a perspicácia que nenhum adulto teria.Ele olhou para ela com seus olhos infantis, e não foi nenhum elemento da ilustração que o fez chegar a sua brilhante conclusão e sim a ausência de qualquer outro personagem que fizesse companhia a rã tristonha.


As crianças vêem , realmente além das aparências, e por isso vêem muito melhor do que nos.

Elas vêem a essência das coisas.

Como eu queria poder olhar o mundo e as pessoas com a pureza e a verdade de uma criança.



Recordando Regras Sobre Disciplina


Extraído do blog de Claudia Morais, psicóloga,psicoterapeuta familiar, conjugal e individual.



• Os pais devem manter-se calmos quando das birras/ episódios de mau comportamento e evitar gritar, para que a criança aprenda que o descontrole emocional não deve prevalecer. Se as coisas piorarem, mais vale “fazer uma pausa” e voltar a falar com a criança com mais calma.

• Deve evitar-se a crítica excessiva. É importante que a criança perceba que o que faz com que os pais fiquem descontentes é um determinado comportamento, sem que isso coloque em causa o amor que sentem.

• Os pais não devem centrar-se apenas nos aspectos negativos. É importante reforçar positivamente os bons comportamentos. É melhor dizer “Fico contente quando arrumas os teus brinquedos” do que “Eu gostava que, pelo menos uma vez na vida, fosses capaz de arrumar os teus brinquedos”.

• Deve evitar-se os castigos físicos. A Associação Americana de Psicologia tem divulgado estudos que demonstram que esta forma de punição não é mais eficaz do que outros castigos e pode contribuir para que a criança se torne mais agressiva.

• Os pais devem recompensar e elogiar os bons comportamentos.• Os pais devem perceber a diferença entre uma recompensa e um “suborno”. Uma recompensa é dada quando a criança atinge um objectivo, enquanto um suborno é oferecido antes dessa concretização, para tentar motivar a criança a fazer aquilo que os adultos querem.

• É importante que os pais sejam bons modelos de aprendizagem. Dificilmente se conseguirá que uma criança não seja agressiva se os progenitores adoptarem sistematicamente esta forma de comunicação.


Obs:Eu corrigiria, no quarto tópico, que deve-se abolir os castigos físicos.

EDUCAR É UM DESAFIO


Segundo Doutor Karp: "Diplomacia é um trabalho complexo, mesmo assim a maioria de nós recebeu menos tratamento para ser pai e mãe , do que para obter sua carteira de motorista."

Há inúmeras dificuldades para se criar uma criança, mas aqui estão as cinco que geralmente complicam a vida de pais e mães perfeitos ( se eles existissem, pois não existem):


  • Sentimentos de Frustração: o comportamento de seu filho pode frustrar você ou até deixá-lo com raiva.
  • Sentimentos de Fracasso: conflitos diários podem levá-lo a sentir-se inapto.
  • Sombras do Passado: sentimentos mal-resolvidos de sua própria infância podem voltar pra assombrar você.
  • Temperamento: a personalidade de alguns pais pode ser conflitante com a dos filhos, como listras e bolinhas numa roupa.
  • A Vida moderna por si só: nossa vida moderna não é organizad de modo a ajudar-nos com nossos filhos pequenos.

Retirado do livro "The happiest toddler on the block" ( Dr. Karp).


Por isso eu fiz este blog, aqui é um cantinho para juntar idéias, pois como disse DR, Karp, não há curso para sermos mãe ou pai.Mas há amor, boa vontade e dedicação.Tudo que leio a respeito eu partilho aqui com vocês.



sábado, 25 de outubro de 2008

CAMPANHA "BATER EM CRIANÇA É COVARDIA"


DIA DE CHUVA


Chove muito aqui no sul.

Isso me faz lembrar daquele terrível dito popular Dia de chuva é dia de criança apanhar".

Dia de sol a gente manda os pequenos pra ruas para que sujem a vontade e extravasem todos os seus bichos , a gente os acompanha, mas pelo menos a casa fica limpa e organizada.

Mas hoje é dia de chuva.

Todos os brinquedos, até aqueles do fundo do baú foram tirados e estão espalhados pelos cômodos da casa.

Mas nenhum parece prender a atenção deles por mais que 5 minutos.

Saio do papel de espectadora( eu adoro vê-los brincar), e me sento no tapete.

Instantaneamente os olhos deles adquirem um novo brilho e os brinquedos nova vida.


Brinque muito com seus filhos, se sente no chão e se suje, sem medo de ser feliz.

Serão as melhores lembranças que eles guardarão da infância.


Reescrevendo o ditado:


"Dia de chuva é dia de mãe brincar".




DOIS HERÓIS E UMA PRINCESA


Não, não se trata de um triângulo amoroso.

O título do post inaugural deste blog é uma homenagem aos meus 3 filhos.

As 3 crianças incríveis:

Minha mocinha, e meus dois meninos.

Deus me confiou estas vidas.

Que coisa impressionante, né?

Apesar de tudo que andamos aprontando no mundo, Deus ainda acredita na humanidade.

Ele acreditou em mim, ele acredita em você.