OBJETIVO: Proporcionar um momento de descontração e reflexão rememorando os acontecimentos do dia. Facilitar a participação dos pais no dia-a-dia escolar. Incentivar as habilidades do pensamento de resumir, organizar e registrar dados.Treinar o conhecimento temporal.
JUSTIFICATIVA: Todos sabemos que a integração pais, escola e sociedade é fundamental para o sucesso da educação.Infelizmente, muitos pais não dispõe de boa vontade, tempo e interesse para verificar o que seu filho fez no dia letivo. Muitos não tem o hábito de conversar, certificar-se de que há tarefas, provas e avisos importantes.Também há crianças que tendem a esconder as tarefas e provas e dizer que não houve "nada" naquele dia. O caderno- diário servirá para registrar os acontecimentos do dia, alguns minutos antes do término da aula, exercitando a memória, a atitude reflexiva, as capacidades de resumir e organizar as ideias, e ainda a participação dos pais no desempenho escolar do seu filho, dando-lhes a noção do que se passou na escola naquele dia.
EXEMPLO:Data (dia,mês, ano e dia da semana) e data comemorativa. ( Pode-se falar aqui um pouco da efeméride do dia, se houver)
Atividades: correção da tarefa, realização da prova , etc, (aqui as crianças ajudam a rememorar de maneira resumida as atividades do dia)
Tarefa: anota-se a tarefa para o outro dia.
Avisos: se houver algum aviso escolar.
Frase do dia: O professor pré seleciona uma frase legal, pode ter ligação com os acontecimentos do dia.
Adivinhação: A criança leva pra casa e tenta responder em casa com os pais e irmãos, no outro dia o professor dá a resposta.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário