A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado com a finalidade de superar a racionalidade científica positivista.Consiste em promover um "diálogo" entre as disciplinas para a construção de um conhecimento de maneira global.
O trabalho interdisciplinar leva em conta todas as aprendizagens que proporciona e não somente a qualidade do produto final, e por isso deve adotar uma avaliação contínua e cumulativa do desenvolvimento do aluno.
Um projeto interdisciplinar é pautado em uma visão geral da educação, para que o aluno perceba como, quando e porque as disciplinas fazem parte da sua realidade.Não se trata de diluir as disciplinas, mas de aproximá-las e articulá-las, num ação bem planejada e com objetivos específicos.
Esta prática assume o compromisso com o desenvolvimento de competências se potencialidades dos alunos, e por isto seus objetivos são bem mais amplos do que qualquer conteúdo disciplinar.
Não consiste em somente associar as disciplinas em torno de um mesmo tema, mas de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de diferentes formas de expressão e interpretação.
Concluindo, a interdisciplinaridade não tem a função de eliminar as disciplinas, mas de promover uma visão globalizada do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário