quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Teorias de Aprendizagem

INATISMO: Platão -  "O saber está no indivíduo" - O inatismo sustenta as ideias congênitas, ou seja, as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária.

EMPIRISMO: Aristóteles - "O saber está na realidade exterior"- O empirismo diz que o conhecimento se adquire através das experiências ao longo da vida, por isso valoriza a imitação, a repetição, a memorização e a cópia.A mente humana é uma tábula rasa, um espaço vazio, cabendo a escola formar sujeitos capazes de  de conhecer, julgar e agir segundo a razão. As informações se transformam em conhecimento pela prática e acúmulo de informações.

CONSTRUTIVISMO: Piaget - Defende que o sujeito tem suas próprias potencialidades e características, mas o meio deve favorecer seu desenvolvimento. Não basta ter contato com o conhecimento, é preciso agir, transformá-lo. O conhecimento não é incorporado imediatamente pelo sujeito, é preciso a ação, para organizar e integrar os novos conhecimentos aos já existentes.

SOCIOINTERACIONISMO: Wallon, Vygotsky - Dá grande importância ao cultural e social. O conhecimento se dá nas relações entre o eu, o outro e o mundo.O homem é dotado inicialmente de funções piscológicas elementares que transformam-se em superiores pela vivência em sociedade. Por isso a linguagem é o principal instrumento de mediação do conhecimento.

Pequeno resumo das principais teorias de aprendizagem feito por mim



Nenhum comentário: