quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Textos para trabalhar com o quarto ano

Texto 1

A MOCHILA DE MARIELA

A mochila de Mariela
É uma mochila amarela.
Que é que ela guarda nela?

Guarda álbum de figurinhas
guarda um colar de conchinhas
um chaveiro, uma fivela.
dois cadernos, três canetas,
tinta verde, tinta preta
e um estojo de aquarela.

Ainda tem mais, Mariela,
Nessa mochila amarela?

Tem boneca de flanela,
um diário
e um bilhete da Isabela.
Um chocolate em tablete,
dois chicletes
e um pão com mortadela.

Um dia, me dá carona.
Mariela,
nesta mochila amarela?

Peça para todos fazerem leitura silenciosa, leia uma vez e peça pra alguma criança ler.
Depois sem olhar o texto faça perguntas: o nome da menina, a cor da mochila, o que ela trazia de comer, de brincar de escola, etc

Explore a leitura em duplas, um pergunta e o outro responde.

Explore as rimas, note que Mariela rima com muitas palavras.

Texto 2

Leia atentamente a fábula de Monteiro Lobato, enquanto lê, procure abaixo as palavras que completam os espaços e escreva-as nos lugares certos:

corra – também – visitar – entra – olhar – único – capivara – rastro - árvore – pudesse – salvou – fome

A ONÇA DOENTE



A onça caiu da ___________________ e por muitos dias esteve de
cama, seriamente doente. E como não _________________________caçar
sofria _________________ das negras. Em tal apuro, imaginou um plano.
Comadre arara – disse ela - ______________________ o mundo e diga à
bicharada que venha visitar-me.

A arara partiu, deu o recado e os animais, um a um, principiaram a
________________________ a onça. Veio o porco-do mato, veio a cotia,
veio a __________________________, veio a anta, veio o coelho.Veio
_____________________ o jabuti.

Mas o esperto jabuti, antes de penetrar na toca, lembrou-se de
___________________ para o chão.Viu só rastros entrantes, mas não viu
nenhum ___________________sainte e desconfiou: __Hum, parece que
nesta casa quem _____________não sai. O melhor em vez de visitar a
nossa querida onça doente, é ir rezar por ela. E foi o __________________
que se _______________________.


Quantos parágrafos tem a história? Copie no seu caderno o parágrafo que você mais gostou.







Nenhum comentário: